Rede Giga

A Rede Giga aumentou e uniformizou a capacidade das redes de dados centrais dos prédios (backbones) de todas as unidades acadêmicas dos Campi Pampulha e Saúde, das escolas de Arquitetura e Engenharia, das faculdades de Direito e de Ciências Econômicas e do Conservatório UFMG

A fase inicial do projeto, referente ao campus pampulha, foi concluída em dezembro. A segunda, e última, que incluiu as unidades acadêmicas isoladas, localizadas no centro de Belo Horizonte, e o campus Saúde, foi finalizada em fevereiro de 2006.

Fibras pra mais de metro

Interligar as diversas unidades da UFMG, localizadas em Belo Horizonte, por meio de cabos, não é tarefa fácil. Obras e mais obras civis foram necessárias para conectar todo o sistema, construindo uma rede de alta performance de transmissão de dados.

Foram lançados mais de 15 mil metros de fibra óptica para interligar os prédios e mais de oito mil metros de cabos para conectar computadores dentro das edificações da Universidade.

Recursos

Foram investidos na Rede Giga cerca de R$ 2 milhões até a conclusão de todo o projeto, considerando-se as obras de interligação Centro - Campus Pampulha, o investimento no campus Pampulha, as redes internas das unidades e os equipamentos necessários. Os recursos foram obtidos através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).